Wednesday, March 01, 2006

Desliguem os semáforos.

Devido ao facto de morar na zona oeste da cidade do Funchal, todos os dias tenho de passar pelo Campo da Barca. Sou, portanto, frequentador assíduo quer do túnel do Campo da Barca quer de todas as vias que ladeiam a Ribeira de João Gomes.

Desde há dois anos a esta parte que todos os dias desço às 9 da manhã e subo às 6 da tarde, mais coisa menos coisa. Desesperei muito ao longo destes dois anos à espera que o trânsito fluísse normalmente, contudo, tal tardava a acontecer.



Mais ou menos desde essa altura, começou-se a falar num novo túnel que ligasse a Rua Elias Garcia a um nó viário que permitisse a saída para a Ribeira de João Gomes.Confesso que ouvi estas notícias com alguma apreensão.

Porquê esta minha apreensão?



Pelo facto que, desde há algum tempo que a polícia desligava os semáforos, deixando o trânsito por sua conta e risco. Com isto o trânsito fluía e diminuíam as filas de espera. Para surpresa de muitos, esta era a melhor solução: os semáforos que estão na zona do auto silo do Campo da Barca não têm razão de existir.



Mas, inconscientes desta realidade, decidiram avançar com as obras do dito nó viário. Para isso, limitaram o trânsito a uma única via no sentido descendente. Além disso, foram obrigados a desligar os semáforos durante o dia todo.



Qual o resultado?



Bem, desde então, nunca mais esperei naquele cruzamento. Nem eu nem ninguém. Parece que não existe trânsito naquela zona. Ademais, que eu tenha visto, não aconteceu nenhum acidente naqueles cruzamentos e o trânsito flúi de uma maneira nunca antes vista no Campo da Barca.

O que é mais incrível é que isto acontece com apenas uma via quando antes existiam duas vias.

Qual a decisão das autoridades competentes perante este cenário?



Ir adiante com o túnel programado e com o nó. Decidiram continuar a esburacar e destruir um maciço de pedra de 100 metros com explosivos, enfraquecendo todas as construções da zona, desperdiçando fundos em vez de aplicar estes esforços e dinheiros públicos a resolver outras necessidades que esta cidade tem.

É por isso que digo:

Desliguem os semáforos e parem com o túnel.

No comments: