Sunday, February 19, 2006

Quando me surgiu a ideia de lançar um blog de minha autoria, a primeira questão que se colocou foi o baptismo.

Que nome colocar a um blog de minha autoria?

Daqui nasceu a ideia de chamar o blog Ingénuo.

Mas, porquê ingénuo? De toda a panóplia de nomes disponíveis, ingénuo é precisamente o nome que não se quer dar a um blog que procura descortinar as ideias e realidades da nossa sociedade. Seria de esperar um nome do género "O Iluminado" ou "A Luz" ou "Esclarecer" ou outro nome qualquer que expressasse a verdadeira pretensão desta página.

Contudo, contra todas as leis da natureza, decidi baptizar o blog ingénuo.

Decidi, não. Este nome foi-me dado por diversas pessoas durante variadas discussões.

Passo a explicar. Em períodos eleitorais, ao explicar qual o candidato que considerei ser o voto lógico, logo me responderam: "isso é ser ingénuo. Existem outras questões por detrás de tudo isso." Ainda tentei saber o que seria tudo isso, contudo, não souberam explicar. Ainda me adiantaram qualquer coisa do género que a lógica não teria lugar na política, ou, pelo menos, foi assim que entendi.

Clarificando esta questão, a minha justificação para a opção por determinado candidato, foi baseada no argumento que este seria o que faria o melhor mandato no cargo a que se candidatava. Mais, achava que essa diferença não seria baseada na diferença das capacidades entre os dois candidatos, mas meramente no facto de o canditato em questão querer fazer a melhor figura possível, tendo em vista a sua promoção social.

Confesso que o meu ponto de vista, se não ingénuo, seria, pelo menos, egoísta. Egoísta porque procurava o candidato que melhor me iria servir ao longo do mandato.

Claro que com esta opinião só poderia ser considerado ingénuo. Onde já se viu alguém analisar essas questões de política querendo escolher o candidato que melhor serve o mandato a que se candidata sem ter em consideração o que está por detrás disso tudo.

Portanto, a todos os que me facilitaram a escolha neste difícil parto bloguiano, o meu muito obrigado, bem como a todos aqueles que decidirem tirar um pouco do seu tempo para ler as opiniões de um ingénuo.

Naturalmente, aceito todas as contribuições que acharem por bem deixar neste ponto de encontro.

A todos os ingénuos espalhados pela NET, até à próxima.

4 comments:

Raul Gonçalves said...

Parabéns amigo.
Também eu já pensei entrar de cabeça na blogosfera, mas nunca concretizei essa ideia.
Pelo arrojo do nome só posso dizer "que ingénuo".
Espero pelos próximos desenvolvimentos.
Um grande abraço,
Raul Gonçalves

Vasco said...

Ora então venham de lá essas ingenuidades!!! Grande ideia que tiveste esta de um blog! ;)

Um grande abraço da Covilhã!

Vasco said...

Tás a trabalhar bem! Grandes links já que aqui tens! :) :) :)

Roberto said...

Dá-lhes com Força!!!