Friday, November 13, 2009

Profissão de economista.

Temos sempre uma certa dificuldade em definir o que é um economista.

Um economista é, de acordo com o wikipédia:

"Economista é o profissional que busca compreender, modelar e prever o comportamento dos indivíduos, instituições e os fenômenos econômicos."

Apesar de ser em brasileiro, a definição é a correcta. No entanto continuamos com uma questão: qual o âmbito do trabalho de um economista?

Bem, não é propriamente um contabilista, um sociólogo ou um advogado.

No caso das profissões liberais deve haver uma forma de protecção das suas formas de trabalho que, no caso português se revestem na forma de Ordens. Um médico para exercer tem de estar inscrito na Ordem, um advogado idem aspas, etc.

No caso do Economista, inscreve-se na Ordem e qual o seu benefício profissional?

Um estudode viabilidade económica, que é algo que deveria ser realizado apenas por economistas, pode ser feito por qualquer um, uma avaliação empresa, também é algo que deveria ser realizado por economistas.

Por fim, deveria ser imposição do Banco de Portugal que empréstimos a particulares que exigessem ultrapassar determinada taxa de esforço fosse acompanhado de um estudo económico.

É porque é preciso compreender que estes trabalhos existem por uma razão, da mesma forma que existe um projecto de engenharia numa casa: evitar que as famílias, as empresas e as instituições entrem em situação financeira dificil.

Wednesday, November 04, 2009

Trânsito.

Esta é uma questão que me aflige bastante.

Em especial porque afecta de forma determinante toda a actividade social e económica.

Por isso espero duas coisas:

a) que a fúria alcatroadora que se sentiu antes das eleições no Funchal não pare - há estradas que não podem esperar 4 anos por um alcatrãozinho.

b) que sejam tomadas medidas capazes de aumentar a mobilidade.

Sugiro desde já uma coisa: a introdução de mais estradas com sentido único.

Em concreto, a estrada Conde Carvalhal deveria passar trânsito apenas no sentido Chão da Loba - Funchal e a via leste ficaria com o sentido Funchal - Chão da Loba. Note-se que esta disposição tem duas razões de ser: em primeiro lugar porque a saída da cidade deve ser beneficiada em detrimento da entrada na cidade ; em segundo, porque respeita a circulação pela direita.